Sistemas Fotovoltaicos Isolados

Características de um Sistema Fotovoltaico Isolado

Um Sistema Fotovoltaico Isolado é aquele que não tem contato com a rede de distribuição de eletricidade das concessionárias. Os sistemas autônomos podem ser com ou sem armazenamento elétrico.

Sistemas Autônomos (Puros)

Um sistema fotovoltaico puro é aquele que não possui outra forma de geração de eletricidade. Devido ao fato de o sistema só gerar eletricidade nas horas de sol, os sistemas autônomos são dotados de acumuladores que armazenam a energia para os períodos sem sol, o que acontece todas as noites, e também nos períodos chuvosos ou nublados. Os acumuladores são dimensionados de acordo à autonomia que o sistema deve ter, e essa varia de acordo às condições climatológicas da localidade onde será implantado o sistema fotovoltaico.

  1. Painel fotovoltaico;
  2. Controlador de Carga/Descarga das baterias;
  3. Banco de baterias;
  4. Inversor autônomo, para cargas em CA;
  5. Cargas CC ou CA.

Sistemas Autônomos Sem Armazenamento

São sistemas que funcionam somente durante as horas de sol. Temos como exemplo os sistemas de bombeamento de água. As características das bombas são calculadas levando em consideração a necessidade água e o potencial Solar da localidade. O painel fotovoltaico é dimensionado para fornecer potencial para a bomba. Apesar de, geralmente, não utilizarem sistemas de armazenamento elétrico, o armazenamento energético é feito na forma de água no reservatório.

Para esclarecimentos, dúvidas e interesse em possuir um sistema de geração elétrica na sua casa, empresa ou indústria entre em contato através dos telefones abaixo:

(32) 99130-0435
(32) 98815-2706
marcio@jvsolucoes.eng.br
(32) 98816-7606
(22) 99748-0014
guilherme@jvsolucoes.eng.br