Sistemas Conectados à Rede

Características de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR), também chamados de sistemas fotovoltaicos on-grid, geralmente não possuem subsistemas de armazenamento de energia, e por isso são mais eficientes que os sistemas autônomos, além de, geralmente, serem mais baratos (proporcionamente à sua potência). A rede de distribuição age como uma ‘bateria’, armazenando o potencial que é injetado, que poderá ser utilizado em momentos de baixa geração do sistema, o que acontece nos dias de pouca insolação e todas as noites.

Regulamentação

No dia 17 de Abril de 2012, a diretoria da ANEEL (Agência Brasileira de Energia Elétrica), durante uma reunião ordinária, voltou e aprovou a Resolução Normativa 482/2012, que estabelece o marco regulatório para a inserção da energia solar fotovoltaica na matriz energética brasileira.

Essa Resolução Normativa (disponível entre os Conteúdos Complementares) entrou em vigor na data da sua publicação (19 de Abril de 2012), mas deu à distribuidoras o prazo de 240 para se adequar, legal e tecnicamente, e oferecer o acesso para micro e mini geradores de eletricidade para uso próprio.

A RN 482/2012 instituiu o Sistema de Compensação de Energia, que permite o uso de créditos de energia, conforme explicado acima. O sistema de medição será o Dual Metering. Junto com a RN 482/2012 foi feita uma modificação nos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica (PRODIST), criando uma referência padrão para que as distribuidoras possam ajustar as suas normativas técnicas e legais.

Reserve um tempo para a leitura de ambos: a Resolução Normativa 482/2012 e o PRODIST 3 Secção 3.7. As informações contida lá são de muito importância para entender como serão os sistemas fotovoltaicos no Brasil.

Componentes de Um Sistema Fotovoltaico Conectado À Rede (On-Grid)

Um sistema fotovoltaico conectado à rede, geralmente, possui os seguintes componentes:

  1. Painel fotovoltaico;
  2. Caixa de Junção do painel fotovoltaico;
  3. Cabeamento;
  4. Inversor Interativo;
  5. Medidor(es) de energia.

Para esclarecimentos, dúvidas e interesse em possuir um sistema de geração elétrica na sua casa, empresa ou indústria entre em contato através dos telefones abaixo:

(32) 99130-0435
(32) 98815-2706
marcio@jvsolucoes.eng.br
(32) 98816-7606
(22) 99748-0014
guilherme@jvsolucoes.eng.br